Igreja_do_rosário.png
Cultura - História e Tradições

             Neste espaço, buscamos fazer uma viagem no tempo, apresentando o passado em lembranças vivas de nossa história.  Onde o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes, hábitos e capacidades, adquiridos nos fazem membro da sociedade luzianiense.

IMG_7113.JPG

IGREJA DO ROSÁRIO

               A igreja Nossa Senhora do Rosário, começou a ser construída pela irmandade de negros, em 1760.  Foram três anos de trabalho árduo até a sua construção, em 1763.  Tem estilo colonial e foi tombada pelo Instituto Histórico e Geográfico.  Tornou-se assim, um dos principais pontos turísticos de nossa cidade.

               Naqueles anos a igreja servia como cemitério para os primeiros moradores de Luziânia (na época Santa Luzia).  Era de costume sepultar seus mortos no interior das igrejas.

IMG_7595.JPG

ESTAÇÃO AUTOMÁTICA DA TELEFÔNICA DE LUZIÂNIA

Uma foto histórica, tomada em 19 de junho de 1964, quando era inaugurada a primeira estação automática da telefônica de Luziânia. 

 

Regista-se, além do seu primeiro presidente, Dr. José Dilermando Meireles, o seu primeiro Superintendente, Sr. João Pereira de Moura, e seu primeiro tesoureiro, Dr. Omário Paulino da Silva, os seus administradores subsequentes, Dr. Irajá Pimentel, Dr. Jesus Melo, Dr. Ismar Gonçalves, os seus primeiros servidores, João Gonçalves e Aldo, os membros do seu Conselho Fiscal José Carneiro Filho, Vargas Francisco Ribeiro, Wilson Tormim, e Joaquim Gilberto, o seu Diretor Orlando Roriz, os seus contadores e advogados, Décio Barbosa de Lima e Antônio Pimentel, além de figuras destacadas da sociedade local, Alcindo Aguiar, Dr. Wilson Cavalcante Coelho, Joaquim Domingos Roriz, e José Rodrigues dos Reis e Wálter Roriz.