GOIÁS AVANÇA em indicadores sociais

A política de responsabilidade fiscal adotada pelo Governo Marconi Perillo tem possibilitado que Goiás se saia melhor que os demais Estados em meio à crise econômica. Dados divulgados pela consultoria Macroplan demonstram avanços em 14 dos 17 indicadores analisados.


Mesmo com as adversidades econômico-financeiras que abalam o País, Goiás conseguiu diminuir a pobreza, reduzir os índices de mortalidade infantil e de criminalidade, melhorar a educação, aumentar as taxas de saneamento básico, realizar o ajuste fiscal e investir em obras de infraestrutura e na construção de moradias, além de ter registrado aumento no Produto Interno Bruto (PIB).


Os dados extraídos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e do DataSUS. Na área da educação, a taxa de analfabetismo caiu de 7,7% para 6,1%; a escolaridade média subiu de 7,6 para 8,1 anos de estudos e o acesso dos goianos à internet saltou do 12º lugar para o 7º. No ensino superior, Goiás subiu da 13ª para a 7ª posição na proporção de jovens com curso universitário e, ainda, reduziu a quantidade de jovens “nem-nem”, ou seja, aqueles que não estudam nem trabalham.


Apesar da renda per capta ter diminuído no Brasil e o desemprego ter aumentado por causa da recessão econômica, Goiás registrou o terceiro menor índice de pobreza ficando na quarta posição no ranking nacional. Na taxa de informalidade no emprego também melhorou a posição, saindo do 11º para o 10º lugar. O produto Interno Bruto (PIB) per capita também melhorou subindo da 11ª para a 10ª posição na competição nacional.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Circulação dirigida em Brasília, municípios goianos do Entorno do Distrito Federal e Goiânia. As matérias assinadas não representam, necessariamente, o ponto de vista deste jornal, sendo estas de responsabilidade de seus autores.

Matriz (Brasília): Qd. 2, Conjunto G, Casa 25, Candangolândia - CEP 71725-207 / Sucursal (Luziânia): Rua Padre Primo, sala 03, nº 67, Centro


Editora Comunicação e Marketing Ltda - Fone: 61 9 8124-1033 CEP 72800-620

  • whats
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle