Entre em contato via e-mail, Whatsapp ou redes sociais:

Circulação dirigida em Brasília, municípios goianos do Entorno do Distrito Federal e Goiânia. As matérias assinadas não representam, necessariamente, o ponto de vista deste jornal, sendo estas de responsabilidade de seus autores.

Matriz (Brasília): Qd. 2, Conjunto G, Casa 25, Candangolândia - CEP 71725-207 / Sucursal (Luziânia): Rua Padre Primo, sala 03, nº 67, Centro


Editora Comunicação e Marketing Ltda - Fone: 61 9 8124-1033 CEP 72800-620

  • whats
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • G+ - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Valparaíso | Ações garantem proteção social e promoção da cidadania

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social é a pasta responsável pela garantia da proteção social e promoção da cidadania. O papel central da Secretaria é o atendimento a toda população em situação de vulnerabilidade, sejam crianças e adolescentes, vítimas de violência e maus-tratos, idosos, pessoas com deficiência e população de rua.


Em apenas 100 dias de governo, o social já iniciou diversos programas, projetos e ações de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.  O desafio principal da pasta é auxiliar a rede da assistência social na articulação e expansão das ações, de forma integradora, mobilizando toda a rede e ampliando o potencial participativo nas decisões das políticas públicas da assistência social. Para isso, a Secretaria está na luta para a melhoria da participação do Estado no custeio das ações continuadas, que ainda impactam o orçamento do tesouro municipal.


As ações e os serviços são organizados por níveis de proteção social básica, controle social, concessão de benefícios e transferência de renda.  Uma das grandes conquistas foi a assinatura da adesão de Valparaíso de Goiás ao programa Criança Feliz do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDS) e também do Confinaciamento da Assistência Social.


A adesão ao programa garantirá ao município o repasse do governo federal para a contratação dos profissionais responsáveis pelas visitas domiciliares e será de fundamental importância para o investimento em ações para dar melhores condições de vida para os cidadãos.


Conheça outras ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social:
     
Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. Em Valparaíso de Goiás, o Pronatec funciona na Escola Municipal Caic Tancredo de Almeida Neves, situada na Avenida 02, Quadra 01/02, no bairro Jardim Céu Azul, amplia as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.


Lá, os jovens podem participar de cursos de capacitação técnica como: Auxiliar de Gestão Pública, Auxiliar Administrativo, Auxiliar em RH, Informática Básica, Cuidador de Idoso, Atendente de Farmácia e Orientador Social.


Casa da Melhor Idade
Os idosos de Valparaíso estão amparados e desfrutam de inúmeras ações realizadas na Casa da Melhor Idade. O objetivo é proporcionar um espaço acolhedor de convivência, interação e socialização para pessoas idosas, oportunizando atividades artesanais, culturais, físicas, palestras sobre direito do idoso, dentre outras.


Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Maria do Monte, a ação busca valorizar aqueles que já contribuíram muito com o município, por meio da promoção social que segue se esforçando para resgatar a autoestima e socializar todos os frequentadores da Casa da Melhor Idade. “Eu gostaria de convidar toda a comunidade para estar sempre presente e continuar trazendo os idosos para participarem das ações desenvolvidas neste espaço. Esse lugar é do povo. Tratamos esse trabalho com prioridade, pois atendemos pessoas que realmente precisam de muito amor e carinho”, afirmou a secretária Maria.


No Centro são ofertados cursos gratuitos de artesanato, digitação e em breve de massoterapia. Além disso, ocorre semanalmente o Forró dos Idosos, promovido todas as sextas-feiras e que desperta o interesse de moradores da região. Segundo os organizadores, o evento caiu nas graças dos idosos e tornou-se uma boa opção para quem procura sair da ociosidade. 

 

CRAS e CREAS
No setor Santa Rita, o CRAS ganhou nova sede, que atende as necessidades do programa. Espaço mais arejado, com salas de atendimentos individuais e coletivo, passando para a população o compromisso da gestão em ofertar serviços que proporcionem maior dignidade e bem-estar aos usuários. No espaço destinado ao CRAS Céu Azul também existe a responsabilidade da gestão em oferecer espaço acolhedor e alinhado tanto aos usuários quanto aos funcionários do programa.


Quanto à oferta de cursos, nota-se ampliação da abrangência e qualidade, com novos cursos e maior numero de vagas, situação proporcionada também pela criação das Casas de Apoio Cultural e Desenvolvimento Social (CADES), que abrangeram os bairros Jardim Oriente e 3ª Etapa do Céu Azul, antes distantes de toda essa realidade e agora integram a proteção social básica, através dos CRAS.


Durante o período de 11/03/2017 a 1/04/2017, a pasta deu início às matriculas para diversos cursos: manicure, cabeleireiro, corte e costura, tear, artesanato e informática, garantindo participação de cerca de 300 pessoas. “Mais do que assistencialismo, é profissionalizar a comunidade para interagir no meio em que vive”, destacou a secretária Maria do Mote.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload