Entre em contato via e-mail, Whatsapp ou redes sociais:

Circulação dirigida em Brasília, municípios goianos do Entorno do Distrito Federal e Goiânia. As matérias assinadas não representam, necessariamente, o ponto de vista deste jornal, sendo estas de responsabilidade de seus autores.

Matriz (Brasília): Qd. 2, Conjunto G, Casa 25, Candangolândia - CEP 71725-207 / Sucursal (Luziânia): Rua Padre Primo, sala 03, nº 67, Centro


Editora Comunicação e Marketing Ltda - Fone: 61 9 8124-1033 CEP 72800-620

  • whats
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • G+ - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Valparaíso ganha primeira central de Libras do Entorno

Os governos de Goiás e Federal, em parceria com a Prefeitura de Valparaíso de Goiás, inauguraram a Central de Interpretação de Libras no último dia 23 de junho, no município. Localizada na quadra 24, lote 48, Etapa A, Valparaízo I, na Sede da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto, Lazer e Juventude, a Central é a única do entorno sul. Na cerimônia de inauguração a secretária Cidadã, Leda Borges, também fez a entrega das chaves de um veículo 0 km para atender a unidade.


A Central permitirá que pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdo-cegos tenham acessibilidade em quaisquer serviços públicos na cidade de Valparaíso e outros municípios do entorno. Para Isabel Santos, diretora da Central e intérprete de Libras há 15 anos, a estrutura é muito importante para a qualidade do atendimento.  “Antes, trabalhávamos de forma muito precária, de forma mais humana e amorosa do que a nível técnico, agora, esse recurso veio fortalecer e dar força para contribuir ainda mais com os surdos”, destacou. 


O programa conta ainda com estrutura adequada e equipe formada por dois intérpretes de libras, dois auxiliares administrativos (habilitados em libras) e um motorista. O equipamento tem como objetivo facilitar a comunicação e o acesso de pessoas com deficiência auditiva em atendimentos públicos, além do atendimento virtual, como interpretação em atendimentos online para prestação de serviços públicos, interpretação simultânea em audiências judiciais por videoconferência, apoio na apresentação de denúncias no Disque 100, entre outros.

 

Importância para o município

O prefeito Pábio Mossoró agradeceu o apoio de Willian de Carvalho e da secretária Cidadã Leda Borges. “Hoje é um dia muito importante e um dia de festa para nós valparaisenses. Quero agradecer o apoio do Dr. Willian e a deputada estadual, Leda Borges, que, com a vontade de Deus nos deu condições para inaugurar uma Central de Libras em nossa cidade. Esse ato hoje é a maior demonstração do nosso compromisso com investimentos em educação”, completou.


Depois de três atividades realizadas em Valparaíso pela Secretaria Cidadã, Leda Borges, ainda se recuperando de acidente, agradeceu ao gerente de políticas públicas das pessoas com deficiência da Secretaria Cidadã, que assumiu um desafio de desenvolver políticas públicas para a pessoa com deficiência. “Esta é a segunda Central de Libras do Estado e a primeira e a única da região do entorno sul. Que a gente possa também capacitar os servidores de ponta, como os servidores da saúde e da defensoria pública, por exemplo, que atendem esse público e não sabem se comunicar com eles”, disse.


A deputada estadual licenciada e secretária Cidadã anunciou ainda a construção do Centro Cultural, que deve ser edificada próximo ao Fórum. “Serão construídos somente 10 Centros Culturais no Estado de Goiás e Valparaíso ganhou um”, destacou.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload