Marconi anuncia pacote de benefícios para Segurança no Entorno de Brasília

 

Em Luziânia, o governador reafirmou prioridade para valorização das polícias, inaugurou base da ROTAM, promoveu PMs e anunciou mais 300 homens para a região. “Polícia Militar de Goiás é a melhor do Brasil”, afirmou Marconi durante atividades da Caravana do Goiás na Frente em Luziânia, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Em Cidade Ocidental, Marconi entregou unidade do Comando de Operações de Divisas (COD).

 

No primeiro destino da programação da Caravana do Goiás na Frente na terça-feira, dia 18, o governador Marconi Perillo inaugurou, em Luziânia, no Entorno Sul do Distrito Federal, a Base de Operações da Rotam, entregou viaturas e equipamentos, promoveu 78 policiais militares e anunciou o deslocamento, nos próximos meses, de mais 300 homens da corporação para o combate à violência na região.


No encontro com o comando da Polícia Militar em Luziânia e durante o ato administrativo da Caravana, no qual assinou convênio com a Prefeitura e anunciou a construção de 448 moradias, Marconi reafirmou o compromisso com a valorização das carreiras das polícias no Estado. O governador comandou a Caravana em seis municípios. Depois de passar por Luziânia e Cidade Ocidental, a programação de entrega, vistoria, anúncio de obras e assinatura de convênios seguiu para Novo Gama, Vila Boa, Flores de Goiás, Nova Roma e Iaciara.


“Reafirmo o nosso compromisso com a valorização e com a promoção, por mérito, de nossos policiais militares, que atuam na defesa dos cidadãos e das propriedades. Vamos sempre dar preferência para o mérito na promoção daqueles policiais que estão na ponta, na linha de frente, defendendo a população”, disse Marconi.


 “A Polícia Militar de Goiás é hoje a melhor PM do Brasil. É a segunda mais bem remunerada do País, só perde para a polícia de Brasília. Mas é importante registrar que quem paga os salários dos operadores da Segurança Pública em Goiás é o governo do Estado. Em Brasília quem paga os salários das forças de segurança é o governo federal”, lembrou o governador.


Em Luziânia, Marconi entregou a Base de Operações da ROTAM, especializada no combate ao crime organizado. Do município, o governador seguiu para Cidade Ocidental, onde inaugurou o Comando de Operações de Divisas, mais uma estrutura voltada para o reforço das ações em segurança pública no Entorno de Brasília.
 

Balanço da segurança pública

Segundo o último balanço do Observatório da Segurança Pública, os índices de criminalidade estão em queda em todo o Estado. No entorno do Distrito Federal, as 12 modalidades criminais pesquisadas apresentam declínio. Houve forte queda no número de latrocínios, nos seis primeiros meses deste ano.


A redução nos latrocínios na região foi de 44,83% de janeiro a junho. No período, os homicídios recuaram 21,93%. Estupros e tentativas de homicídio caíram, respectivamente, 16,09% e 34,90% nos seis primeiros meses do ano. Roubos a transeuntes regrediram 22,63% no período e também apresentaram queda roubos de veículos (-28,26%), roubos em comércio (-20,31%), roubos em residência (-26,67%), furtos de veículos (-8,40%), furtos a transeuntes (-49,36%), furtos em residências (-13,85%) e furtos em comércio (-3,71%).

 

Combate à criminalidade

A unidade das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), em Luziânia, no Jardim Ingá, tem o objetivo de contribuir para a pacificação do Entorno do DF e resgata o compromisso feito no ano passado pelo vice-governador, quando era secretário de Segurança Pública. Na ocasião, José Eliton assumiu o compromisso de criar a unidade policial para atender reivindicação das lideranças políticas e também da população.


 O secretário Ricardo Balestreri destacou que a chegada da Rotam na região do Entorno do Distrito Federal será de fundamental importância para melhorar os índices de criminalidade no local. “A intenção é de que a Rotam obtenha na região, o mesmo padrão de excelência verificada na região Metropolitana de Goiânia”, ressaltou.


 Cidade Ocidental recebeu a mais nova unidade do Comando de Operações de Divisas - O COD é uma tropa especializada da Polícia Militar de Goiás que atua no combate à crimes de maior potencial ofensivo como tráfico de drogas, roubo de cargas, roubo a instituições bancárias, contrabando, descaminho, entre outros. Essa força especializada de segurança é responsável pela fiscalização nas divisas do território goiano com outros estados. Durante a solenidade, o governador anunciou investimentos, do Programa Goiás Na Frente, na ordem de R$ 25 milhões em obras estruturais e iniciativas de combate à criminalidade em toda a região do Entorno Sul do Distrito Federal.
 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Circulação dirigida em Brasília, municípios goianos do Entorno do Distrito Federal e Goiânia. As matérias assinadas não representam, necessariamente, o ponto de vista deste jornal, sendo estas de responsabilidade de seus autores.

Matriz (Brasília): Qd. 2, Conjunto G, Casa 25, Candangolândia - CEP 71725-207 / Sucursal (Luziânia): Rua Padre Primo, sala 03, nº 67, Centro


Editora Comunicação e Marketing Ltda - Fone: 61 9 8124-1033 CEP 72800-620

  • whats
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle