Entre em contato via e-mail, Whatsapp ou redes sociais:

Circulação dirigida em Brasília, municípios goianos do Entorno do Distrito Federal e Goiânia. As matérias assinadas não representam, necessariamente, o ponto de vista deste jornal, sendo estas de responsabilidade de seus autores.

Matriz (Brasília): Qd. 2, Conjunto G, Casa 25, Candangolândia - CEP 71725-207 / Sucursal (Luziânia): Rua Padre Primo, sala 03, nº 67, Centro


Editora Comunicação e Marketing Ltda - Fone: 61 9 8124-1033 CEP 72800-620

  • whats
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • G+ - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Guarda Municipal reforça segurança do cidadão e do patrimônio público

A tão esperada Guarda Civil Municipal de Luziânia tomou posse em solenidade realizada dia 31 de julho no Centro de Convenções da cidade. São 94 agentes civis municipais que foram nomeados pelo prefeito Cristóvão Tormin (PSD). Além dos formandos, outros 25 profissionais, que iniciaram o curso de formação no IFG de Valparaíso de Goiás, e ainda em fase de conclusão, serão incorporados à GCM. “A corporação vai promover mais segurança em espaços públicos do município. Praças, UPAs, parques, órgãos públicos serão lugares mais seguros para o cidadão”, observou o prefeito.


Momentos antes da solenidade, Cristóvão e toda a Guarda Municipal estiveram reunidos na Prefeitura, ocasião em que ele destacou a importância da corporação e a responsabilidade de todos em promover maior segurança para o cidadão. “Este é um momento histórico para Luziânia e a concretização de um sonho de toda população”, disse. Cristóvão assegurou total apoio a GCM, inclusive logístico, para que seus agentes façam o serviço com qualidade e eficiência. O governo municipal nestes últimos quatro anos e meio sempre priorizou investimentos para atender as necessidades da comunidade e a segurança foi uma delas.


Nessa questão de segurança pública também merece destaque a estruturação do posto policial do Distrito de Maniratuba; o banco de horas, que permite dobrar o número de policiais nas ruas; pagamento de aluguéis das delegacias especializadas como a DEAM e a GENARC e, por último, trouxe a Companhia Especializada da Rotam para a cidade. “Agora criamos, formamos e nomeamos a Guarda Civil Municipal. No que depender da prefeitura não haverá espaço para delinquentes em Luziânia” afirmou o prefeito Cristóvão.

 

Áreas de atuação da GCM

 

A Guarda Civil Municipal é um órgão que tem por objetivo garantir a proteção dos bens, instalações municipais, o pleno exercício das atividades e serviços executados pelo município, integridade das pessoas, apoio à comunidade e colaboração com o Estado na segurança pública. 


Competirá à GCM a proteção do patrimônio público como: postos de saúde, UPAS, escolas municipais, Centro Administrativo, bens e logradouros públicos.


Além de coibir infrações penais e administrativas, a Guarda Civil Municipal de Luziânia atuará em colaboração com os órgãos de segurança pública em ações conjuntas com a Polícia Militar realizando ações de prevenção e segurança.


Em 2014, a Lei 13.022 aprovada pelo Senado Federal deu às Guardas Civis municipais poder de polícia. Com isso, além de proteger o patrimônio público, o órgão dará um apoio imprescindível à Polícia Militar na ronda ostensiva. Em Luziânia começou a ser concretizada por meio da Lei Municipal 3.876 de 2016, encaminhada por Cristóvão e aprovada pela Câmara de Vereadores.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload