Ibaneis e Caiado fecham parcerias com prefeitos do Entorno de Brasília

 Os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e de Goiás, Ronaldo Caiado, se reuniram em Águas Lindas de Goiás, nesta quinta-feira, dia 22 de agosto, com prefeitos de vários municípios do Entorno de Brasília. Os dois governantes receberam proposta para viabilizar um consórcio que vai integrar o transporte coletivo de mais de 30 municípios que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno (Ride). A ideia, agora sob análise dos governantes, é que a gestão fique a cargo do poder Executivo e faça parte da integração de mobilidade hoje em curso na capital do Brasil, melhorando a vida de quase dois milhões de pessoas que atravessam a fronteira todos os dias.

Intitulado Consórcio Público de Mobilidade Urbana do Transporte Coletivo de Passageiros, o projeto foi elaborado pela Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab) e só valerá para os municípios integrantes da Ride. O documento foi feito com base em consórcio que reúne os municípios nordestinos de Timon (MA) e Teresina (PI) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O modelo foca em gestão, planejamento, regulação e fiscalização do serviço de transporte.

É um trabalho de mão dupla. Toda vez que tivermos investimento no Entorno teremos melhoria, também, no DF, observou Ibaneis Rocha, governador do DF. No texto do projeto, os municípios propõem que a gestão do transporte semiurbano fique sob responsabilidade dos municípios em parceria com os governos do DF e de Goiás. Além disso, aborda a fiscalização do transporte público e a integração entre as linhas.

A estimativa é que mil ônibus passem pela divisa do DF diariamente. Atualmente eles não fazem integração com o transporte da capital e, de acordo com a Amab, isso intensifica o fluxo de veículos nas pistas, causa congestionamentos e aumenta o tempo de locomoção.

O consórcio seria financiado pelo próprio sistema de transporte, com retirada de um percentual das tarifas para sua manutenção. Segundo o presidente da associação e prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, a ANTT demonstrou interesse em cooperar com a implantação do projeto. O texto não é novo. Ele foi apresentado à gestão anterior do GDF, em 2017, mas, de acordo com Candango, “não houve engajamento político, deixando o projeto parado”.

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Circulação dirigida em Brasília, municípios goianos do Entorno do Distrito Federal e Goiânia. As matérias assinadas não representam, necessariamente, o ponto de vista deste jornal, sendo estas de responsabilidade de seus autores.

Matriz (Brasília): Qd. 2, Conjunto G, Casa 25, Candangolândia - CEP 71725-207 / Sucursal (Luziânia): Rua Padre Primo, sala 03, nº 67, Centro


Editora Comunicação e Marketing Ltda - Fone: 61 9 8124-1033 CEP 72800-620

  • whats
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle