Governador lança Programa que prevê geração de empregos em vários municípios

 Turismo, Regionalização, Sustentabilidade, Inclusão Social e Empreendedorismo. Esses são os cinco pilares do Rotas Gastronômicas, programa de gastronomia do Estado lançado na sexta-feira, dia 13, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, pelo governador Ronaldo Caiado e pelo presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, com a presença do vice-governador Lincoln Tejota e do secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Wilder Morais.

“Pessoalmente não vejo outro caminho para dar resposta tão rápida, de oportunidade de emprego e de renda aos municípios, do que as atividades ligadas ao turismo, especialmente a gastronomia, que guia o turismo. Temos isso como exemplo em vários países, principalmente da Europa”, afirmou Caiado. O objetivo é desenvolver a gastronomia nos municípios goianos, por meio da criação de rotas gastronômicas regionais, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer o potencial culinário das dez Regiões Turísticas do Estado, movimentando a economia. Além disso, o programa vai atuar no resgate de talentos, proporcionando o exercício da cidadania e melhoria da qualidade de vida da população.

Em uma iniciativa inovadora no Estado, os municípios terão apoio na identificação dos produtos e realização de festividades gastronômicas, atividades de roteirização e economia da experiência, para agregar valor aos ingredientes existentes na comunidade. “Toda pessoa que vem conhecer as riquezas de Goiás quer ter a oportunidade de, após a caminhada ou visita, degustar da culinária local ou conhecer um trabalho mais artesanal”, argumentou o governador.

“Esse programa representa muito mais que turismo, prato na mesa e festa. Tudo que apresentamos foi muito bem estudado e vai acontecer do ponto de vista prático. Não são promessas”, garantiu Fabrício Amaral. A antropologia, citou, diz que a gastronomia é a segunda forma mais eficiente de comunicação entre as pessoas. “E gera muito emprego e renda. As empresas geralmente são pequenas, o volume de trabalho é expressivo, o custo benefício é muito rápido. Com certeza, é um dos pilares econômicos do turismo e, no nosso Estado, não é diferente”, concluiu o presidente da Goiás Turismo.

Na solenidade, o governador ganhou doces e trabalhos artesanais trazidos pelos prefeitos das cidades que vão sediar as festas da culinária neste ano. E todos aproveitaram convidar para os festivais que serão realizados em Niquelândia, Silvânia, Goiandira, Cristalina, Santa Rita do Araguaia e Terezópolis.

Anfitrião do Festival Caturama, o 1º Festival Gastronômico da Estrada de Ferro, o prefeito de Silvânia, José Faleiro, parabenizou ao governador Ronaldo Caiado e a Goiás Turismo por interiorizar a cultura e o turismo no Estado. “Esse apoio tem nos dado a oportunidade de promover esses eventos e desenvolver a nossa região, que é muito carente”, afirmou.

Nome da estação ferroviária de Silvânia, Caturama é uma expressão indígena que significa “boa viagem”. Esta será a primeira edição do evento, que será realizado de 3 a 5 de outubro. “A expectativa é muito grande, não só do nosso município, mas de toda a região da Estrada de Ferro. Foi feito ali um diagnóstico das comidas típicas e vão ser lançados alguns pratos. Com certeza, vai ser um sucesso total”, José Faleiro.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Circulação dirigida em Brasília, municípios goianos do Entorno do Distrito Federal e Goiânia. As matérias assinadas não representam, necessariamente, o ponto de vista deste jornal, sendo estas de responsabilidade de seus autores.

Matriz (Brasília): Qd. 2, Conjunto G, Casa 25, Candangolândia - CEP 71725-207 / Sucursal (Luziânia): Rua Padre Primo, sala 03, nº 67, Centro


Editora Comunicação e Marketing Ltda - Fone: 61 9 8124-1033 CEP 72800-620

  • whats
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle