Entre em contato via e-mail, Whatsapp ou redes sociais:

Circulação dirigida em Brasília, municípios goianos do Entorno do Distrito Federal e Goiânia. As matérias assinadas não representam, necessariamente, o ponto de vista deste jornal, sendo estas de responsabilidade de seus autores.

Matriz (Brasília): Qd. 2, Conjunto G, Casa 25, Candangolândia - CEP 71725-207 / Sucursal (Luziânia): Rua Padre Primo, sala 03, nº 67, Centro


Editora Comunicação e Marketing Ltda - Fone: 61 9 8124-1033 CEP 72800-620

  • whats
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • G+ - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Governador lança Programa que prevê geração de empregos em vários municípios

 Turismo, Regionalização, Sustentabilidade, Inclusão Social e Empreendedorismo. Esses são os cinco pilares do Rotas Gastronômicas, programa de gastronomia do Estado lançado na sexta-feira, dia 13, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, pelo governador Ronaldo Caiado e pelo presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, com a presença do vice-governador Lincoln Tejota e do secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Wilder Morais.

“Pessoalmente não vejo outro caminho para dar resposta tão rápida, de oportunidade de emprego e de renda aos municípios, do que as atividades ligadas ao turismo, especialmente a gastronomia, que guia o turismo. Temos isso como exemplo em vários países, principalmente da Europa”, afirmou Caiado. O objetivo é desenvolver a gastronomia nos municípios goianos, por meio da criação de rotas gastronômicas regionais, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer o potencial culinário das dez Regiões Turísticas do Estado, movimentando a economia. Além disso, o programa vai atuar no resgate de talentos, proporcionando o exercício da cidadania e melhoria da qualidade de vida da população.

Em uma iniciativa inovadora no Estado, os municípios terão apoio na identificação dos produtos e realização de festividades gastronômicas, atividades de roteirização e economia da experiência, para agregar valor aos ingredientes existentes na comunidade. “Toda pessoa que vem conhecer as riquezas de Goiás quer ter a oportunidade de, após a caminhada ou visita, degustar da culinária local ou conhecer um trabalho mais artesanal”, argumentou o governador.

“Esse programa representa muito mais que turismo, prato na mesa e festa. Tudo que apresentamos foi muito bem estudado e vai acontecer do ponto de vista prático. Não são promessas”, garantiu Fabrício Amaral. A antropologia, citou, diz que a gastronomia é a segunda forma mais eficiente de comunicação entre as pessoas. “E gera muito emprego e renda. As empresas geralmente são pequenas, o volume de trabalho é expressivo, o custo benefício é muito rápido. Com certeza, é um dos pilares econômicos do turismo e, no nosso Estado, não é diferente”, concluiu o presidente da Goiás Turismo.

Na solenidade, o governador ganhou doces e trabalhos artesanais trazidos pelos prefeitos das cidades que vão sediar as festas da culinária neste ano. E todos aproveitaram convidar para os festivais que serão realizados em Niquelândia, Silvânia, Goiandira, Cristalina, Santa Rita do Araguaia e Terezópolis.

Anfitrião do Festival Caturama, o 1º Festival Gastronômico da Estrada de Ferro, o prefeito de Silvânia, José Faleiro, parabenizou ao governador Ronaldo Caiado e a Goiás Turismo por interiorizar a cultura e o turismo no Estado. “Esse apoio tem nos dado a oportunidade de promover esses eventos e desenvolver a nossa região, que é muito carente”, afirmou.

Nome da estação ferroviária de Silvânia, Caturama é uma expressão indígena que significa “boa viagem”. Esta será a primeira edição do evento, que será realizado de 3 a 5 de outubro. “A expectativa é muito grande, não só do nosso município, mas de toda a região da Estrada de Ferro. Foi feito ali um diagnóstico das comidas típicas e vão ser lançados alguns pratos. Com certeza, vai ser um sucesso total”, José Faleiro.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload