Após a proibição da exploração de amianto pelo Supremo Tribunal Federal – atividade que era a base da economia de Minaçu –, a cidade foi tomada por forte crise. E, para auxiliar no processo de restabelecimento da economia local, Gracinha reforçou que o Estado dará o apoio necessário. “Não podemos cruzar os braços. Temos que trazer a oportunidade para que vocês possam trabalhar e fazer com que Minaçu seja referência em Goiás”, disse.
Emocionado, o presidente da associação de pequenos produtores de tilápia, Jadir Mendonça, agradeceu o incentivo do Governo de Goiás, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, para a ampliação da piscicultura. “Nós iniciamos a atividade há três anos, e nossas famílias sabem o tanto que nos dedicamos a esta luta. Isso será, com certeza, bem investido e vai ter resultado rápido”, afirmou.
O secretário goiano de Agricultura, Antônio Carlos Lima Neto, reiterou que fomentar o desenvolvimento regional é determinação do governador Ronaldo Caiado. “Isso tudo é um trabalho de mãos dadas. A primeira-dama tem nos dado todo o apoio para que a gente possa se integrar a todas essas iniciativas, mostrando que o agro também é social, e promove o desenvolvimento econômico e social”, assinalou.
Os produtores ainda terão acesso a cursos de capacitação oferecidos pela Emater para melhor aproveitarem os recursos doados, bem como o acompanhamento técnico do Senar Goiás pelo período de dois anos, para otimização de todo o processo da cadeia produtiva. “A Emater tem o compromisso de fazer com que toda essa entrega seja revertida em melhoria de renda em todo o município”, comentou o presidente da Emater, Pedro Leonardo.
A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) também montou um estande do programa “Goiás Empreendedor” em Minaçu, com dois agentes para orientar os produtores a como ter acesso a linhas de crédito junto ao governo. Gracinha Caiado falou sobre o fechamento do Restaurante do Bem de Minaçu após uma visita da Vigilância Sanitária. “Já tivemos conhecimento de que as obras recomeçaram e, se Deus quiser, o Restaurante estará aberto, porque é isso que o povo de Minaçu espera e é isso que terá”, garantiu a primeira-dama.