Luziânia recebe dez respiradores do governo Caiado para reforçar UTIs do Hcamp

 O governo de Goiás adquiriu cinquenta novos respiradores, que já estão na Secretaria Estadual da Saúde, para fortalecer a implantação de leitos para tratamento da Covid-19 em vários municípios. Luziânia, no Entorno Sul do DF, vai receber oito respiradores para reforçar as UTIs do Hcamp, que foi recentemente inaugurado pelo governo Caiado. Também receberão a equipamento: O Hutrin, em Trindade (02); o Hospital Dr. Geraldo Landó, em São Luís de Montes Belos (10); e o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad, em Goiânia (10).

 

Há ainda uma previsão de envio dos equipamentos para o Hospital de Campanha de Formosa (10) e para ampliação de leitos em outras unidades que ainda estão sendo definidas (10). Outros 10 ventiladores que já estavam sob gestão do Estado foram direcionados para ampliação da quantidade de leitos de UTI do Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás. De acordo com a Secretaria, 164 leitos de UTI e 295 de enfermaria já estão em funcionamento em todo o Estado, e até o final deste mês, a previsão é de mais 154 nas unidades intensivas e 507 para os casos menos graves da doença.

 

Mais preparadas

Depois de Goiânia, que tem 83 leitos estaduais de UTI, distribuídos entre o Hospital de Campanha (Hcamp) e o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) – este destinado à pediatria –, Itumbiara, na região Sul, é a cidade com maior número de instalações já preparadas para receber pacientes com quadro mais delicado da Covid-19, que necessitam dos respiradores durante a internação. O Hospital São Marcos, atualmente HCamp Itumbiara, foi reinaugurado pelo governador no último dia 30 de junho.

“Terminado o coronavírus, o São Marcos será um hospital regional do Estado de Goiás. Será referência em boa medicina e também na qualidade do ensino médico, já que temos um curso de medicina aqui no município”, comentou Caiado. Já Anápolis aparece em terceiro lugar com o maior número de UTIs estaduais (15), seguida de Catalão (12), Porangatu e Luziânia, cada uma com 10. Para o mês de julho, serão fortalecidas as estruturas intensivas de Jataí, com capacidade para até 30 leitos, São Luís de Montes Belos e Águas Lindas de Goiás.

 

Os equipamentos foram adquiridos pelo governo estadual depois de rigorosa avaliação do Comitê Intersecretarial, criado por Caiado para acompanhar processos de compra ou contratações no período de emergência em saúde pública. Os novos 50 respiradores custaram, ao todo, R$ 3 milhões – preço individual de R$ 60 mil. O vendedor foi a empresa Leistung Equipamentos Ltda, instalada em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Circulação dirigida em Brasília, municípios goianos do Entorno do Distrito Federal e Goiânia. As matérias assinadas não representam, necessariamente, o ponto de vista deste jornal, sendo estas de responsabilidade de seus autores.

Matriz (Brasília): Qd. 2, Conjunto G, Casa 25, Candangolândia - CEP 71725-207 / Sucursal (Luziânia): Rua Padre Primo, sala 03, nº 67, Centro


Editora Comunicação e Marketing Ltda - Fone: 61 9 8124-1033 CEP 72800-620

  • whats
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle