Município está entre os escolhidos para aplicação dos testes da covid-19

Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, com mais de 200 mil habitantes, está entre os municípios goianos (numa amostragem de 78 cidades do Estado), que será beneficiado com os testes da Covid-19 em sua população. O anúncio foi pelo governo de Goiás ao declarar que está ampliando os critérios do Ministério da Saúde para oferecer o teste mais confiável do mercado - o RT-PCR - também a pessoas com sintomas gripais e casos leves.

A medida, junto com a estratégia de rastreamento, implantanda com a ajuda do aplicativo "Dados do Bem", tem o objetivo de manter a curva de contágio estável, principalmente neste momento de abertura do comércio. A adesão ao Dados do Bem poderá ser feita pelos municípios que têm o maior percentual de contaminação e as cidades turísticas. A escolha foi determinada por critérios técnicos elaborados pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A testagem em massa, já anunciada pelo governador Ronaldo Caiado, ocorrerá por meio de um convênio firmado com o Instituto Butantan, de São Paulo, e o Programa Todos Pela Saúde, do Banco Itaú, em parceria com outros órgãos. “É necessário termos uma parceria muito forte com os prefeitos para que a população instale o aplicativo, o que vai facilitar e muito a nossa vida”, afirma Caiado.

“O aplicativo Dados do Bem vai rastrear os pacientes que já estão diagnosticados e controlar o seu isolamento”, antecipa ao destacar que as informações sobre locais e regiões com maior índice de contaminação, o isolamento social será mais específico. Antes, a quarentena deveria ser para todas as pessoas. Agora, com o app, a expectativa é de que o isolamento seja apenas para os que realmente estão diagnosticados ou têm grande risco de contaminação.

6 visualizações0 comentário