Município está entre os escolhidos para aplicação dos testes da covid-19

 Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, com mais de 200 mil habitantes, está entre os municípios goianos (numa amostragem de 78 cidades do Estado), que será beneficiado com os testes da Covid-19 em sua população. O anúncio foi pelo governo de Goiás ao declarar que está ampliando os critérios do Ministério da Saúde para oferecer o teste mais confiável do mercado - o RT-PCR - também a pessoas com sintomas gripais e casos leves.

A medida, junto com a estratégia de rastreamento, implantanda com a ajuda do aplicativo "Dados do Bem", tem o objetivo de manter a curva de contágio estável, principalmente neste momento de abertura do comércio. A adesão ao Dados do Bem poderá ser feita pelos municípios que têm o maior percentual de contaminação e as cidades turísticas. A escolha foi determinada por critérios técnicos elaborados pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A testagem em massa, já anunciada pelo governador Ronaldo Caiado, ocorrerá por meio de um convênio firmado com o Instituto Butantan, de São Paulo, e o Programa Todos Pela Saúde, do Banco Itaú, em parceria com outros órgãos. “É necessário termos uma parceria muito forte com os prefeitos para que a população instale o aplicativo, o que vai facilitar e muito a nossa vida”, afirma Caiado.

 “O aplicativo Dados do Bem vai rastrear os pacientes que já estão diagnosticados e controlar o seu isolamento”, antecipa ao destacar que as informações sobre locais e regiões com maior índice de contaminação, o isolamento social será mais específico. Antes, a quarentena deveria ser para todas as pessoas. Agora, com o app, a expectativa é de que o isolamento seja apenas para os que realmente estão diagnosticados ou têm grande risco de contaminação.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Circulação dirigida em Brasília, municípios goianos do Entorno do Distrito Federal e Goiânia. As matérias assinadas não representam, necessariamente, o ponto de vista deste jornal, sendo estas de responsabilidade de seus autores.

Matriz (Brasília): Qd. 2, Conjunto G, Casa 25, Candangolândia - CEP 71725-207 / Sucursal (Luziânia): Rua Padre Primo, sala 03, nº 67, Centro


Editora Comunicação e Marketing Ltda - Fone: 61 9 8124-1033 CEP 72800-620

  • whats
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle