Campanha do governo federal incentiva maior participação feminina na política

 

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, lança a campanha de incentivo a participação de mulheres em cargos políticos. O programa batizado de Mais Mulheres na Política tem como objetivo garantir que ao menos uma vereadora seja eleita em cada um dos 5.570 municípios brasileiros nas Eleições de 2020. De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, pasta do Ministério, apesar das mulheres representarem 52,5% do total do eleitorado do país, com 77 milhões de eleitores, nas últimas eleições municipais mulheres foram eleitas para governar apenas 11,6% das prefeituras do país e 13,5% do total das cadeiras das câmaras municipais.

 

Aproximadamente 1,3 mil municípios sequer elegeram uma única vereadora. Apenas 7% da população do país abrange municípios governados por mulheres, destes são os municípios com menor densidade populacional e menor renda per capita. A campanha pretende disseminar informações para as candidatas sobre o processo eleitoral, por meio de vídeos, cartilhas e aulas virtuais, com conteúdo sobre o planejamento de campanha, financiamento, propaganda eleitoral, entre outras pautas. Haverá ainda ações para auxiliar as denúncias de casos de violência política.

Além disso, será firmado um pacto com os partidos políticos, que estabelecerá diversos compromissos para que a participação feminina seja incentivada. Até o momento, de acordo o ministério, 18 legendas sinalizaram que vão aderir à iniciativa. Segundo a ministra, Damares Alves, o aumento da participação feminina nos espaços decisórios de poder também é um instrumento para o enfrentamento da violência contra as mulheres. De acordo com ela, em 2016, dos mais de 5.570 municípios do país, apenas 19% têm algum tipo de órgão de proteção da mulher e somente 9% têm uma delegacia especializada da mulher.

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Circulação dirigida em Brasília, municípios goianos do Entorno do Distrito Federal e Goiânia. As matérias assinadas não representam, necessariamente, o ponto de vista deste jornal, sendo estas de responsabilidade de seus autores.

Matriz (Brasília): Qd. 2, Conjunto G, Casa 25, Candangolândia - CEP 71725-207 / Sucursal (Luziânia): Rua Padre Primo, sala 03, nº 67, Centro


Editora Comunicação e Marketing Ltda - Fone: 61 9 8124-1033 CEP 72800-620

  • whats
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle