Fux assume STF prestigiado por autoridades dos três Poderes da República


O ministro Luiz Fux tomou posse quinta-feira, dia 10 de setembro, como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Além de cumprir o mandato de dois anos, ele acumulará também a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ministra Rosa Weber será a vice-presidente da Corte e também do CNJ. Participaram da cerimônia o presidente Jair Bolsonaro, presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.

Fux sucederá Dias Toffoli, que deixa a presidência da Corte após cumprir mandato de dois anos. Sua eleição ocorreu em junho de forma simbólica, porque não havia disputa, já que o cargo segue ordem de antiguidade de entrada no tribunal. A cerimônia de posse ocorreu presencialmente, mas foi restrita aos integrantes da Corte, familiares dos ministros e demais autoridades devido às medidas de distanciamento social adotadas pela pandemia da Covida-19.

Entre os primeiros compromissos como presidente da Corte, o ministro Fux deve se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro para abrir espaço de uma relação harmoniosa entre Executivo e Judiciário.

2 visualizações0 comentário