Governo federal reforça apoio de combate aos incêndios no Pantanal

 

O governo federal inicia ajuda no combate aos incêndios na região do Pantanal. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, informou que foi orientação do presidente Bolsonaro. “Entrei em contato com os governadores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para reiterar a oferta de ajuda para combate aos incêndios. Através da defesa civil nacional, estamos monitorando o problema e desde o dia 02 de setembro já começamos a liberar recursos”, disse Marinho.

O Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, esteve no domingo na região do Pantanal, levando apoio técnico e financeiro para apoiar estados e as suas respectivas equipes no enfrentamento do desastre. “A orientação é não faltar meios para debelar o fogo que ameaça pantanal”, destacou o ministro. Brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), assim como militares das Forças Armadas, já atuam na região em apoio às brigadas locais de combate ao fogo.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que há meses, o fogo vêm atingindo o Pantanal. Foram registrados 14.489 focos de incêndio na região, entre janeiro e este domingo, 13 de setembro. No mesmo período do ano passado foram 4.699 focos. A estiagem e os incêndios destroem o Pantanal vêm alterando a paisagem em Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso, com fumaças encobrindo a paisagem e rios secando.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Circulação dirigida em Brasília, municípios goianos do Entorno do Distrito Federal e Goiânia. As matérias assinadas não representam, necessariamente, o ponto de vista deste jornal, sendo estas de responsabilidade de seus autores.

Matriz (Brasília): Qd. 2, Conjunto G, Casa 25, Candangolândia - CEP 71725-207 / Sucursal (Luziânia): Rua Padre Primo, sala 03, nº 67, Centro


Editora Comunicação e Marketing Ltda - Fone: 61 9 8124-1033 CEP 72800-620

  • whats
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle