Recursos de incentivo à cultura tem baixa adesão nos municípios


Dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 1.047 concluíram os planos de ação para recebimento da Lei Aldir Blanc, programa para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da cultura e manutenção dos espaços culturais brasileiros durante o período de pandemia da Covid‐19.

O número representa apenas 18,7% do total de cidades que podem solicitar o montante direcionado pelo Ministério do Turismo. Recentemente o governo federal fez o pagamento do 2º lote, para os planos aprovados entre os dias 02 e 16 de setembro, que foi finalizado no dia 26 de setembro. O Lote 3, destinado aos planos aprovados até 1 de outubro, deverá ser pago até 11 de outubro. O último lote prevê que os planos sejam aprovados até 16 de outubro e determina o pagamento até 26 de outubro.

Segundo dados do governo federal, entre os estados com as menores taxas de adesão estão os estados de Roraima, onde apenas a capital, Boa Vista recebeu o recurso; Pará, com 4,4% do total das cidades contempladas; além do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, onde menos de 10% das localidades concluíram o processo.

2 visualizações0 comentário