Goiás, GDF e governo federal discutem ações integradas para o Entorno do DF


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), irá participar de uma reunião, nesta terça-feira, dia 24 de novembro, com representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e do Governo do Distrito Federal para discutir a implantação de ações integradas na área da segurança pública na região do entorno do DF. Também estará entre os assuntos tratados, a criação de um comando especializado da Polícia Militar que irá visar exclusivamente o policiamento ostensivo nas cidades que estão no entorno de Brasília.

Segundo o titular da Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, mesmo diante de quedas importantes nos indicadores de criminalidade na região, a intenção do Governo do Estado é diminuir as ocorrências para patamares mínimos. A intenção é alinhar e implementar novas estratégias para atuação das forças de segurança, que prevê trabalho integrado entre policiais de GO, do DF e da União. Irão participar da reunião o secretário Nacional de Segurança Pública, coronel Carlos Paim, o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, bem como toda cúpula de segurança pública de Goiás e do DF.

Queda na criminalidade

De acordo com os dados do Observatório de Segurança Pública, os registros de crimes violentos na região têm tido quedas consecutivas com a política de atenção para às cidades do entorno adotada pela atual administração do Governo de Goiás. Durante todo ano de 2019 os registros fecharam com redução expressiva. A mesma tendência de diminuição está sendo observada em 2020. De janeiro a setembro deste ano, quando comparado com igual período do ano passado, os registros de homicídio caíram 21,33%, latrocínio diminuiu 25%, roubo a transeuntes reduziu 23,85%, roubo de veículos apresentou queda de 35,82%, roubo em comércio abaixou 20,39% e roubo em residência caiu 35,66%. Nesse período não teve registro de roubo de carga, nem de roubo a instituição financeira.

Os investimentos em segurança pública na região do entorno do DF tem sido feito pelo Governo de Goiás. Por determinação do governador Ronaldo Caiado, as cidades do entorno estão recebendo atenção das forças policiais. Em 2019 foram entregues R$ 3,6 milhões em equipamentos para a Polícia Militar, em Águas Lindas; destinadas 40 espingardas Gauge calibre 12 e 704 algemas para as delegacias de polícia da região; realização de curso de habilitação em armas longas para 80 policiais civis de Luziânia e Águas Lindas; inauguração da obra de reforma e ampliação do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Luziânia e entrega de duas viaturas operacionais e um drone para a corporação; inauguração da obra de reforma e ampliação do Instituto Médico Legal (IML) de Luziânia (que há anos estava paralisada); inauguração da Unidade Prisional Especial de Planaltina de Goiás e da Unidade Prisional Especial de Águas Lindas.

1 visualização0 comentário