Cristalina completa 105 anos com razões de sobra pra comemorar



Cristalina, em Goiás, completa 105 anos de emancipação política no próximo dia 18 de julho e seus moradores tem muito o que comemorarem - Localizada no chamado Entorno do Distrito Federal, a cerca de 130 quilômetros de Brasília, o município de cerca de 60 mil habitantes, tem registrado nos últimos anos um imponente crescimento em vários setores da economia. Esse pujante desenvolvimento, principalmente, no setor do agronegócio, tem colocado Cristalina em posição de destaque no cenário estadual e nacional.

A partir da década de 70, em especial com a chegada de sulistas, o agronegócio assumiu a posição de principal fonte econômica do município. A mecanização e o uso de pivôs de irrigação aliado a constante pesquisa e modernização colocaram o município no topo da produção agrícola nacional. Cerca de 40 produtos diferentes são produzidos o ano todo, seja nos plantios tradicionais, ou naqueles irrigados por um de seus centenas de pivôs.

Cristalina, que já foi intitulada como a Capital dos Cristais, hoje é considerada o paraíso do milionário mundo da agricultura. O município é rico pela diversidade, e tudo que ali se planta, se colhe com fartura graças a tecnologia moderna e avançada. Quando o clima não favorece, sistemas de irrigação são acionados para garantir a produtividade no campo. A cidade tem a maior área irrigada da América Latina e, por isso, produz o ano inteiro soja, milho, café, batata, cebola, alho, tomate e frutas. Atendendo grande parte do mercado nacional e exportando para diversos países, Cristalina sempre ocupa as primeiras posições do ranking que mede os maiores PIB´s (Produto Interno Bruto) agrícolas do Brasil.

Passada a fase áurea do garimpo, que é nostalgicamente lembrada pelo comércio de pedras preciosas e semipreciosas, que ainda resiste pela cidade, Cristalina não tem hoje nada a ver com o seu passado. A vocação da cidade é facilmente percebida no comércio de insumos agrícolas, nos inúmeros silos de armazenagem que rodeiam o município e nas plantações que ocupam áreas a perder de vista. Empresas do setor alimentício, como Bonduelle, Fugini, entre outras, também estampam suas marcas pela cidade.

As condições favoráveis colocaram Cristalina entre os municípios brasileiros que mais geram empregos, apesar da crise econômica que afeta municípios de todo País. Para se ter uma ideia da efervescência do agronegócio local, de Cristalina sai quase 40% de todo o alho consumido no Brasil e 10% da batata e da cebola nacional, além de ervilha, feijão e beterraba. No total, são 36 culturas diferentes produzidas pelo município. Quando termina a safra de uma determinada plantação, começa outra e logo vem o plantio e, assim, vai girando o ciclo do emprego e da renda na cidade.

Apesar da piora da economia brasileira registrada nos últimos anos, os empresários mantem investimento em diversos segmentos da economia, seja na construção de novos armazéns para sementes e fertilizantes, construção civil, turismo e lazer entre outros. A boa posição de Cristalina no segmento agrícola é resultado de décadas de investimentos, especialmente em tecnologia. Além de grandes produtores, a cidade também tem centenas de pequenos agricultores, que elevam a renda do município.

83 visualizações0 comentário